Pular para o conteúdo principal

O que é en dehors? Como faço para ter?

   Olá, bailarinos e bailarinas. Hoje venho falar do tão desejado en dehors dentre os bailarinos.  Vou começar com uma pequena termologia sobre o que en dehors e depois alguns exercícios bem simples que podem te ajudar para o melhor desenvolvimento do mesmo. 
                
            Termologia do Balé 

Letra: D
 Dehors (En):  En dehors é literalmente traduzido como: para fora . Basicamente é manter os calcanhares, joelho e coxas viradas para fora durante a execução dos exercícios. Porém, manter esta posição não é nada fácil, pelo contrário , é trabalhoso. É necessário uma boa colocação do quadril, pernas, coxas e uma excelente postura. Ou seja, considerando que necessita-se de tudo isso, o en dehors é a base para tudo no balé.
Bailarinas muito novas no balé, normalmente tem uma dificuldade com o en dehors no começo, nada que muita dedicação e treino não melhore. Para isso é necessário que se consiga a rotação do fêmur.
Uma outra coisa fundamental no en dehors é com certeza o encaixe do quadril, (mais adiante farei um post mais detalhado à respeito) sem este não teremos uma rotação do fêmur adequada. 
en dehors como podem ter notado, é questão de detalhes, como por exemplo, o encaixe correto do quadril, ocasiona a rotação adequada do fêmur e assim por diante … 
         
         Como podem notar, nesta imagem, o joelho de base e Svetlana está virado para fora. Ou seja: tudo no balé pode ser feito em en dehors.

       Alguns exercícios que podem melhorar seu en dehors 

   Não há exercícios que de certo irão melhorar seu en dehors , aqui vão alguns exercícios que podem melhorar a rotação do seu fêmur, e isso depende dos seus limites e da sua força de vontade. 
  1.  Borboleta 

Pois é, a famosa “borboletinha” que nos ajuda desde os primeiros dias de balé. Porém, dessa vez um pouco mais intensa. Fique “batendo” borboleta por um tempo, e depois vá à forçando o máximo que conseguir, tentando encostar no chão, em seguida, tente encostar o peito nos pés. 
                         mercado imobiliário mercado imobiliário mercado imobiliário
2.  Sapinho

Mais um exercícios muito famoso e útil no balé, é o sapinho, também é o melhor para o en dehors . Deite-se com o abdome voltado para o chão e vires os calcanhares, joelhos e coxas em en dehors. E depois puxe-os como se fosse “fazer” borboleta só que voltada para o chão. Como na imagem abaixo. E o bom é que pode fazer, vendo TV , ou mexendo no notebook, enquanto outra pessoa estiver ensaiando … Em diversos momentos. Faça com frequência.
                     
3. Assim como os dois exercícios acima, qualquer execício que faça com as pernas, calcanhares e coxas em en dehors estarás forçando. Exercícios paragrand écart também podem ajudar.
Veja esses links:
Link 1              
Link 2   
4. Como última e boa dica. É simples mas não tão fácil. Em qualquer exercício que estiver praticando, tente virar seu en dehors ao seu máximo mas não forçando demais. 
   
Importante:   É errado e perigoso forçar demais a rotação dos calcanhares, joelhos, coxas e fêmur. Com tempo a pessoa pode sentir muitas dores e até chegar a sofrer problema nos tendões, por contar de um peso numa região como o joelho. Com o tempo praticando o balé, você irá descobrindo seus limites. SEM EXAGEROS! 
                                               Beijos , até o próximo post! 
                                    Gif de Bailarina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessórios de dança Collant, sapatilha e coque são obrigatórios numa aula de ballet. Mas acho que todas nós, bailarinas, adoramos usar acessórios, certo? Atendendo a um pedido bem antigo, hoje falarei sobre algumas das peças que podemos investir para tornar nosso uniforme mais divertido. Meia calça e polaina:  meia calça é fundamental! Na minha academia é item obrigatório. Acho bastante feio bailarina que não a usa. Não é importante apenas pelo lado estético; a meia calça protege mais os pés em relação a ponta (acho super desconfortável usar sapatilhas sem meia calça!) e mantém as pernas mais aquecidas. Já a polaina pode ser um item opcional se você usa a meia calça. Eu as usava em dia de aulas mais longas e cansativas. Muitas pessoas dizem que elas aquecem bem as pernas, e até podem evitar lesões. Além desses benefícios, elas não são umas graças? Saias:  particularmente, adoro saias de ballet. Essa peça é bastante delicada, ainda mais quando é transparente, como nas fotos ao lado. Al

Dança a Carater

Algo para quem não sabe muito sobre dança a carater: As danças de demi-carácter ou danças características são recursos expressivos do ballet que representam uma das formas da arte coreográfica. Presentes nos grandes ballets de repertório, apresentam metodologia própria de ensino, com terminologia técnica específica e estrutura de aula fundamentadas nos princípios da dança clássica acadêmica. Para tanto, percorreram um longo caminho. Entre os séculos XVI e começo do século XIX, quando serviam de definição a uma dança-símbolo, popularizada nos intermezzos em representações de personagens da Comédia dell’Arte, se limitavam à reprodução de atitudes comportamentais, maneiras, gestos e movimentos específicos presentes em determinadas esferas socioculturais. Hoje, quando dizemos danças de caráter, nos referimos às danças populares de forma geral, e dessa forma, estamos presos ao conceito utilizado naquela época, quando a função cênica de tais danças era basicamente a de contextualizar na

3° - Ballet Giselle

Vamos entender melhor juntos esse lindo repertório?    A escolha foi ótima e foi de vocês! Primeiro Ato:  Giselle é linda e humilde moça que mora em uma pequena aldeia. No dia da festa do fim da colheita de uva, a festa de vindima, a alegria do coração puro da moça encanta e conquista o amor do duque Albrecht. Apaixonado, ele não pensa muito e já se disfarça de camponês e corteja à moça. Giselle acreditando tratar-se apenas de um simples rapaz chamado Loys, apaixona-se por ele. Devido às diferenças sociais e por ser noivo de Bathilde, a filha do duque Courland, seria um amor impossível. Porém, ainda assim o duque continuou a alimentar as esperanças da doce Giselle. Logo após, entra em cena Hilarion, um jovem guarda-caças da vila de também está perdidamente apaixonado por Giselle. Ele tenta interromper o romance, lembrando que está apaixonado pela moça. Mas Giselle, apaixonada por Loys, afasta Hilarion e alegremente junta-se às amigas e companheiros.  A chegad